sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ciclista humilde

Já tenho quase um ano e meio como acadêmico de filosofia, nestes anos gostei particularmente da filosofia antiga, fase que inicia a  antropologia e sua busca por virtudes, só para não deixar de citar, Sócrates dizia: “uma vida sem busca não é digna de ser vivida”.

Aprendi muita coisa, não absorvi tudo, pois não tenho vocação para ‘esponja’, mas passou muito coisa pelo filtro, reconheço que podia ter passado mais, o recipiente era para está mais cheio.

O melhor é que a vida, Deus, tem seu jeitinho de recompensar as coisas. Quando se fecha uma porta Deus abre duas janelas. Certo dia Ele me abriu uma janela e com esta janela aberta me deu um exemplo que tive a oportunidade de aprender o que não aprendi nos anos de infindáveis teorias. Só este aprendizado tornaria qualquer vida digna de ser vivida, não que a minha é mais digna que a sua por isso, talvez você viva aquilo que apenas contemplei naquela janela aberta, creio eu, pelo inefável.

Nunca me esqueço quando li na fachada de uma escola a seguinte frase: “o melhor ensino é o exemplo”, tomara que não seja só fachada. Afinal Pitágoras tem razão: “é preciso educar a criança para não punir o adulto” e aquele exemplo me ensinou muito, educou a criança que ainda vive em mim, até mesmo porquê o que ele fazia é brincadeira de criança, pelo menos onde a alienação do PS 1, 2, 3, 10, 20 (vídeo game) e micros computadores ainda não imperam. Eles deixam as crianças tão chatas.

Rogo para que minha criança com este exemplo converta o adulto que quer enterrá-la em meu coração e que não venha ele a ser punido mais tarde.

Depois daquele exemplo tão pedagógico me habilitaria a entrar em qualquer faculdade, penso até que deveria substituir os vestibulares, em vez daquelas inúmeras perguntas respondidas após quase um semestre aprendendo o “que será esquecido depois que o ‘X’ for colocado no lugar certo”, parafraseando o Rubem Alves e eu concordo, porque creio piamente na frase da fachada da escola. Você ainda se lembra? Não a esqueça.

Talvez você esteja querendo saber que exemplo tão grande é este, mas se prepare você pode se decepcionar, este exemplo é marcado por ser pequeno, discreto, démodé(fora de moda) o que o torna desprezado por uma sociedade extravagante.

O exemplo que melhor me ensinou foi nada mais que um sacerdote andando de bicicleta com sorriso nos lábios cumprimentando todos que o conhecia, inclusive eu.

Sei que você deve conhecer muitos que também tem  sua bicicleta e vive feliz, sorrindo e cumprimentando a todos, mas quantos você conhece que andava num automóvel há anos e de repente volta a pedalar com o mesmo sorriso??

Isso é humildade, ter como se não tivesse, governar seus desejos, isso é filosofia viver de tal modo que as riquezas e o prazer por prazer não o dominam.

Vi naquela cena o que o Papa João Paulo II dizia: “o cristão necessita ser extraordinário no ordinário da vida”. O padre foi extraordinário para mim.

Este foi o exemplo, eu vi um ciclista humilde.

Alanveloso

7 comentários:

  1. Que bonito isso Alan. Para mim a humildade é a mais bonita e a mais dificil de todas as virtudes. Bom saber que ainda existem pessoas tão humildes, exemplos tão sinceros. Obrigada por compartilhar. Muiito boom viu? Parabens!

    ResponderExcluir
  2. É isso ae irmão, é ae que está o grande valor da humildade... parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Laaaaa... Só vi agora cridita?!
      Seus parabéns são mais doces ô Deus ó a vaidade rs... abras

      Excluir