quinta-feira, 25 de junho de 2015

UM AMOR QUE NOS CONSTRANGE OU QUAL O PREÇO DO AMOR?

Um amor que tanto me constrange; como pode nosso Deus ser tão amor? Como pode Deus com toda sua onipotência não nos subjugar? Como pode Deus em seus poderes – onipotência, onisciência, onipresença – não usar, como os poderosos deste mundo, para um proveito egoísta? (nos converter em um estalar de dedos por exemplo?) Como pode com todos esses atributos nos compreender?
  A violência com que o amor de Deus atinge meu coração é algo que o deixa tão pequeno, principalmente nos dias “maus”, nos dias que “não faço o bem que quero, mas o mal que não quero” (Romanos 7, 19). Esses dias me lembram que Deus só pode mesmo me amar, e com um amor que não é como esses que por ventura encontramos pela vida, amores que não sabem o que é a grandeza de se entregar e se esvaziar para que o outro se sinta acolhido, com seus limites e virtudes, o amor de Deus deve mesmo nos envergonhar. Por que mesmo sem possuirmos méritos nenhum, ele tem capacidade de transformar, de alterar a situação de vida daqueles que o aceitam e permitem serem amados. Tudo isso por que é um Amor fiel, desinteresseiro, gratuito,  autêntico e eterno.

Lembro-me do profeta Jonas (cap. 4) que toma coragem e assume sua missão – qual é a sua? – Jonas ao partir de Nínive, armou uma tenda, mas o sol estava quente e por isso o Senhor fez crescer um pé de mamona que o aliviou, com isso Jonas se alegrou, no dia seguinte Deus envia um verme que destruiu a mamoneira. Jonas se entristece e deseja a morte por causa da falta do pé de mamona, e o Senhor o pergunta: “Jonas, tu tem compaixão da mamoneira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu; E não hei de Eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda?”
Somos tão Jonas, nos entristecemos por coisas tão “baratas”, nos envolvemos em afazeres tão pequenos, colocamos nossa existência, nosso coração–tesouro em lutas tão ilusórias, somos uma espécie de Dons Quixote modernos, que fazem da luta contra moinhos de vento a razão da nossa vida, talvez por isso que vivemos tão sem sentido, criamos razões de viver tão sem raízes. Como Jonas, nos preocupamos com a mamoneira, mas e aquele que de mim precisa e não simplesmente precisa de meu fazer, porque o mundo grita por um estar, por uma presença que mídia e um ser virtual não conseguem suprir, não consegue porque até o virtual fica sem presença, são tantas mensagens privadas para responder, que tira do encurtamento das distâncias a alegria de ficar perto, essa se esfarela, porque não estamos nem mesmo ali, estamos em mil lugares, fazemos o milagre da bilocação, mas esse se torna uma maldição do qual o demônio roubou a graça.

Como considera o sociólogo polonês Zygmunt Bauman vivemos numa “modernidade líquida”, “em tempos líquidos” em que quase nada é feito para durar. Os relacionamentos escorrem das nossas mãos por entre os dedos feito água, tão facilmente, são cada vez mais frágeis e flexíveis, gerando assim dúvidas e inseguranças.


E Deus continua a nos amar incondicionalmente mesmo que não seguimos seu exemplo, mesmo que sejamos covardes e não tenhamos a coragem de fazer do amor a nossa lei. “O amor é o cumprimento da lei” (Romanos 13,10). E Deus continua a nos amar! 

E Deus continua a ser amor porque o amor não se cansa, o amor “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1Coríntios 13,7). Não se trata de um amor pela metade, mais ou menos; é Tudo. E Deus continua a me constranger, a me levar a uma vergonha infinita, que deve fazer com que cada coração queira, mesmo fazendo o mal que não quer, ser melhor, ser como Deus, e ser como Deus é amar e não ter super poderes que nos blinda contra o pecado, enquanto buscarmos combater o pecado que nos afasta de Deus Pai, do amor, vamos sempre perder, mas o dia que tivermos a audácia de fazer de nossa vida um dom, dai sim, dessa ousadia brotará a resposta às perguntas que atinge o coração do que crer, porque só o amor pode entender quem ama. Por que no íntimo aquilo que nosso coração mais deseja e sente é a necessidade de algo verdadeiro.

Só o dia que nossa alma entender que a simplicidade é a chave do coração de Deus, que a vênia a eucaristia, tão simples e insignificante – diante de um mundo de imagens externas tão extravagantes – nos leva a saudar com um amor similar, se não idêntico, àquele que não merece, que é só mentira e inutilidade, ao que externamente é só decadência visual, moral, física e espiritual.

Que o amor tenha sempre a força de constranger, por que ele sempre parecerá fraco; nunca me canso de lembrar do bispo Benvindo, do livro “Os Miseráveis” Vitor Hugo, que vence o mal com uma piscadela, e com esse gesto inútil e fraco – o amor parecerá inútil e fraco em muitas situações – ganha o coração do pecador.

O dia em que em que percebemos que fomos criados no Amor e para o Amor; que nosso coração deve desejar intensamente aquilo que é verdadeiro e infinito... O dia que tivermos a força da compreensão e não da condenação seremos outros deuses, por que o amor nos faz como Ele, o eterno e verdadeiro Deus. Nesse dia veremos que o que importa é o coração!!!


“Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmo...” (2 Coríntios 5,14)

Alan Veloso - editora freelancer :) Gi Martins, obrigado Giiiii.


Imagens: www.ufjf.br
marcoaureliorocha5.blogspot.com
detudoblogue.blogspot.com
connarti.com
fobfazerobem.wordpress.com



5 comentários:

  1. Respostas
    1. Níveaaa... Minha amiga vc tem propriedades em versos dele... :)

      Excluir
  2. Que perfeito!!!
    Suas palavras tem o dom de me atingir e chegar ao meu coração com uma facilidade incrível.
    Obrigada por esses textos *-*
    Ps.: (...) Tua palavra, tua história, tua verdade fazendo escola. E a tua ausência fazendo silêncio em todo lugar(...)
    (O Anjo mais velho, OTM.)
    Beiijo, beiijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se passa a conhecer alguém mesmo no anonimato é pq esse alguém significa muito...
      Vc é assim... te reconhecer é uma alegria (mesmo em outros comentários) um dom um amor.
      e tudo isso pq a via é de mão dupla, o que escreve, mesmo sem está no papel, espero que volte a está, me atinge e me faz relembrar do blog que era meu...
      Ps.: "Enquanto houver você do outro lado..." (O Anjo mais Velho, OTM)
      BjKaaa

      Excluir
  3. Que lindo, meu coração se alegra muito por essas palavras. Seria incrível se fizessemos do Amor a nossa Lei. Deus te abençoe mt mais meu querido. Vc é demais.

    ResponderExcluir