sexta-feira, 1 de junho de 2012

Receita da Mamãe


Receita da Mamãe

   Como ser feliz? Onde encontrar o que todas as gerações procuraram? E porque nenhum daqueles estilos de vida que diziam ser a solução, e foram uma ‘febre’, permaneceram? E porque um certo jeito de viver permanece a tanto tempo, dando a garantia da felicidade sem ser aderido de forma geral, se todos querem o que ele garante?
Povo de cabeça dura Moisés! Ex. 33,3
O meu espanto, admiração e surpresa é essa: como a humanidade pode ser tão ruim em localização, como pode a bússola humana ser tão caótica?
Há hipótese bem simples: confundem felicidade com facilidade.
A receita da felicidade - buscada há tempos por tantas gerações - dada pela Virgem Maria em João 2, 1 – 12, compreende que felicidade está muito distante de facilidade, felicidade está, ao contrário do que pensam, estritamente ligada a luta, luta contra si mesmo, contra a liberdade do outro que tem seus direitos e me impõe limites, luta contra, em especial, a acomodação gerada pelos avanços tecnológicos do mundo contemporâneo – não que seja contra tais avanços, só penso que podíamos ser menos dependentes deles.
Vamos à receita da mamãe: “fazei tudo o que Ele vos disser” Jo 2,5; Jesus já demonstrando que para ser feliz não é tão ‘fácil’, como canta o antigo sucesso do J.Quest. O que ele pede naquela ocasião?

- “Enchei as talhas de água”. Jo 2, 7
Parece fácil e seria com as técnicas modernas de encanamento d’água, mas isso foi há mais de 2 milênios atrás, em um lugar onde a escassez de água era grande, o evangelista João, capitulo quarto, nos atesta isso quando a samaritana vai buscar água no poço de Jacó, agora imaginem ter de pegar aproximadamente 500 litros d’água para encher as talhas.
A receita da Mamãe, de Maria, conta com a dificuldade, sabe que a oração tem poder de remover montes, mas sabe que Deus sempre deixa para nós a parte que nos cabe, por isso não confundamos oração com mágica, assim como fazemos com produtos light, pensamos que o adoçante no cafezinho basta para perder o excesso de peso, e não basta, é necessário a parte que nos cabe, fazer uma caminhada ajuda... e muito! Não é à toa que na palavra oração já tem contido o verbo agir, é necessário agir, ai podemos ter certeza; o monte moverá, o milagre acontecerá, é parecido com a terceira lei de Newton: “toda ação produz uma reação”
Quer ser feliz? “Fazei o que ele vos disser”, essa receita é impecável à nossa felicidade.
A analogia de felicidade com as bodas de cana é feita especialmente por João afirmar que depois do milagre da transformação da água em vinho, o cerimonial perplexo pergunta; por que deixou o melhor vinho para o fim? Naquele contexto o melhor vinho era servido primeiro, e assim pensavam todos, que o vinho bom já tinha sido servido.
Façamos o mesmo, achamos que degustamos o melhor vinho, o melhor de nossos dias, de nossa felicidade, até que “esbarramos” com a receita da Mamãe e vemos que o melhor de antes, a felicidade de antes, não é nada comparada a essa que encontramos obedecendo – mesmo na dificuldade e em parte por ela – e seguindo a sua receita:
Fazei o que ele vos disser!

Alan Veloso


Um comentário: