sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Fazer das pedras penas!

Fazer das pedras penas!

 A alegria de não ser deixado ao se ver caído, brota de quem encontrou amigos e do coração que se permitiu ouvir a voz do evangelho, da boa nova, que sai dos lábios de Jesus, “não vos chamo servos, eu vos chamo amigos” (Jo 15,15).
São esses que estarão do lado do amigo caído, do que não pode, não soube ou mesmo não foi forte o suficiente para vencer uma situação da vida, ou até mesmo perdeu ou errou, querendo ou não acertar. Amigo/Jesus, não olha, a princípio, a motivação ou a fé do caído amigo, amigo é espécie rara de cruz, como a única no mundo que foi/é capaz de salvar, mesmo sem poder sair, sem poder agir, sem poder olhar nos olhos, amigo que se compara a cruz é do tipo de pessoa que mesmo presa, sem ação, produz fruto. Assim deve ser cada Cristão, para lembrar de um homem que sabe da força da cruz, cito o Padre Sávio, missionário entregue a Deus; “antes ia onde queria, mas hoje sou levado por um senhor, arrogante, o doutor Parkinson, que me leva onde ele quer, mas o que ele não sabe, é que somos uma raça de pessoas que mesmo crucificados produzimos frutos”.
Esse é o amigo, esse é Jesus.
Amigo é como cruz porque não para, mesmo que ‘preso’, amigo é o que fica, é o que mesmo sem fazer nada, faz tudo, mesmo sem poder mover uma palha para que tudo seja resolvido, faz com que tudo se torne melhor!
Amigo é aquele que, mesmo que só nos restem as pedras, e muitas vezes não nossas, mas que nos atiraram, assim mesmo ficará ao nosso lado.
Mesmo que as pedras sejam de justiça, como as que a pecadora caída em adultério (Jo 8) levaria em seu corpo, mesmo que seja para cumprir e parecer um bom cidadão, cumpridor de seus deveres, essas pedras serão para um amigo uma boa oportunidade para jogar damas, para que elas sejam transformadas em um bom giz para escrever no chão um novo sonho.

Porque amigo é aquele que supera a lei, ‘justa lei’, com amor. É aquele que não importa o que dizem, o que importa é o que foi vivido, não importa o que aconteceu em um dia ou dois, eles não são capazes de superar os anos vividos.
Amigo/Jesus, será sempre esse, que não vai embora por um ato, mas fica por que se lembra de toda a peça, fica exatamente pelo que se viveu, não pelo que foi dito ou feito em um momento, mas porque ser amigo é saber quem o outro é, e isso não implica ser conivente, mas sim ser acolhedor e saber que quando todos estão a dar lição de moral, não se precisa falar a verdade, ou o que deveria ter feito, acolher quando todos se afastam é coisa de amigo que entendeu que a melhor forma de dizer que o outro errou é abraça-lo é convencer que não vai embora e o lembra, maia adiante, que os limites são uma bela forma de ser divino, Miguel, (quem) como Deus, de transforma cruz, pesada e que traz morte, em uma vida leve e que leva vida ao próprio coração, e ao mundo, que ainda não sabe que mesmo que não seja amigo é necessário ser humano.
A humanidade precisa de seres humanos, não de juízes ou justiceiros que preferem defender os inocentes dos delinquentes com a morte do malfeitor, esses não entendeu que o Deus encarnado, quer outra justiça, a justiça de Deus, encarnado, ou seja, ser humano, é transformar o malfeitor em um ser benévolo e até vítima de um mundo que não aprendeu a acolher em vez de atirar as pedras. Perdoar é mais que se livrar do peso da consciência, é querer que o outro, aquele que errou, seja melhor do que seu erro.
Assim, quando só restarem as pedras não haverá só amigos, mas humanos, ou melhor, nem pedras haverá, por que aprenderam a diferença entre a justiça das pedras e o amor do perdão. A justiça das pedras não pode transformar um erro em acerto, é exatamente isso o contrário de pecado, acertar, que do grego quer dizer errar o alvo (Hamartia, hamartia, latim, pecata = pecado). E acertar o alvo só será possível quando as pedras se transfigurar em penas, leves e que ainda fazem cócegas.
Que não faltem amigos! Que não falte Jesus! Que não falte penas!

Imagens: http://tudo-pelo-meu-jesus.tumblr.com/post/124581308279/jovem-abencoado-feliz-dia-do-amigo-3
                     https://imagensbiblicas.wordpress.com/2008/05/29/jesus-e-a-mulher-adultera/

Nenhum comentário:

Postar um comentário